16/09/2012

Pedal do Carrapicho com Mel

Dentro do espírito de fazer trajetos diferentes, fugindo do lugar comum e possibilitando aos cicloturistas a oportunidade de conhecer novos lugares é que no final de semana realizamos nossa trilha na Microrregião do Agreste Potiguar, passando pelas zonas urbana e rural de três Municípios: Monte Alegre, Vera Cruz e Lagoa Salgada.
O comboio de carros saiu do posto Emaús e ali já foi um prenúncio de como seria nossa manhã. Foram mais de dez carros com as bicicletas devidamente colocadas nos transbikes, reunindo trinta e um ciclistas, sendo alguns fieis frequentadores das trilhas do Rapadura e outros estreantes.
O ponto de partida em Monte Alegre foi o Quirambu Park, um estabelecimento do nosso amigo "Assis", com opção de restaurante, banho de piscina, hospedagem, campo de futebol, amplo estacionamento e uma boa sombra debaixo dos cajueiros. 
Após a tradicional foto na saída iniciamos o trajeto passando ao lado da lagoa do Quirambu, que empresta o nome ao Bairro. Ao lado do cemitério seguimos pela esquerda e logo deixamos o calçamento para iniciar a trilha propriamente dita. O tempo estava nublado e excelente para pedalar. Logo chegamos ao rio Trairi, que de tão seco pouco gente percebeu a sua presença. Chamou a atenção a seca na região e fizemos vários registros fotográficos demonstrando uma vegetação cinzenta e sem o vigor produzido pelo verde.
Como tínhamos alguns iniciantes fizemos diversas paradas, sempre tendo o cuidado de verificar se todo mundo estava bem.
Por volta das 08h30min chegamos em Vera Cruz e rapidamente atravessamos a cidade, retomando a trilha. Passamos nas proximidades de uma casa de farinha e o cheiro de goma tomava conta do ar. Em determinado ponto resolvemos modificar um pouco o trajeto, possibilitando assim chegar mais cedo em Lagoa Salgada, pois já era visível que todo mundo estava com fome e precisando de uma boa hidratação.
Às 09h40min chegamos a Lagoa Salgada e a cidade estava "pegando fogo" com a campanha política. Uma poluição sonora sem igual. Dentro da cidade uma parte do grupo foi tomar café da manhã na padaria e outra  parte foi hidratar no bar do Galego, responsável pela cerveja mais gelada da região. O homem diz com orgulho que se a cerveja não estiver gelada o cliente não paga. No local encontramos em plena ação uma televisão de cachorro e logicamente fizemos registro fotográfico. O cheiro do frango assado era incrível. 
Ainda em Lagoa Salgada tivemos a oportunidade de conhecer o famoso "carrapicho", iguaria tão comentada por Claudia Celi. Quando procurei a mulher ela tinha saído de fininho e logo voltou com um saco enorme cheio de pequenos pacotes contendo o doce. O negócio é bom mesmo e valeu à pena a sugestão. Conhecemos também seu Zé, parente de Claudia Celi, que ficou responsável por comprar o carrapicho na feira do dia anterior. Deixamos o local com uma promessa de galinha caipira na próxima vez que passarmos por lá.
Saímos de Lagoa Salgada por volta das 10h30min, seguindo por asfalto no sentido do trevo de acesso ao Município de Lagoa de Pedras, local em que um colega resolveu deixar a bicicleta e alugar um mototáxi. Ali entramos à esquerda e chegamos ao Bar do Mel, local que tínhamos conhecido em um pedal anterior, fazendo com que voltássemos em razão do excelente atendimento. Dessa vez comemos uma boa carne assada e hidratamos com água de coco, cerveja e refrigerante. Nesse ponto resolvemos mudar novamente o trajeto, pois o tempo nublado foi embora e o sol surgiu com toda força. No percurso original ainda teríamos um trecho de areia, mas resolvemos eliminá-lo, preferindo seguir somente pelo asfalto. Passamos as 4 Bocas e até o momento ninguém reclamava de nada. Quando chegou no Fontes nos deparamos com duas ladeiras monstras e foi nesse hora que minhas orelhas começaram a esquentar. A grita foi geral, mas todo mundo conseguiu vencer as subidas.
Às 11h40min voltamos ao Quirambu Park e ali fomos recepcionados com água de coco geladinha proveniente da granja de Júnior Verona. O grupo começou a tomar o rumo de casa, mas aqueles que resolveram ficar um pouco mais tiveram a oportunidade de almoçar um bode delicioso e jogar um pouco de conversa fora.
Ao final o GPS registro 46,5 Km, indicando que diminuímos 3,5 Km do trajeto previamente estabelecido. 
Mais um pedal realizado com sucesso e mostrando ótimas alternativas de trajetos no Agreste. 
Para os que participaram os nossos agradecimentos. Aos que não vieram fica o convite para a próxima.
Quem tiver interesse em receber o trajeto gravado em GPS é só enviar e-mail solicitando para rapadurabiker@gmail.com
Trajeto realizado.
Antes da saída no Quirambu Park.

Nas proximidades do Rio Trairi.

Lagoa Salgada: com seu Zé do Carrapicho.
Televisão de cachorro em ação.

Subidinha para espalhar o sangue.

Com Professor Raimundo (ciclista das antigas) e Quinino (estreante na trilha).

Entre Monte Alegre e Vera Cruz.

Bené depois do 15º coco.

Nenhum comentário: