08/12/2010

Viagem de bicicleta Natal-Florânia: a bicicleta realizando sonho

O pedal Natal-Florânia surgiu a partir do sonho de Carlos Medeiros, nosso amigo ciclista que é natural de Florânia/RN.
Em 2007 pedalamos muito na Rota do Sol e em trilhas nos finais de semana. Um dia Carlos revelou que tinha por objetivo realizar um sonho antigo:  pedalar de Natal até Florânia. Achei de início que era loucura, mas para não perder o amigo acatei de imediato a idéia.
Programamos para o mês de dezembro, mas infelizmente tive que fazer uma viagem na data prevista. Carlos não se fez de rogado e foi sozinho até Florânia. Confira as fotos no link seguinte:
http://www.inforside.com.br/galerias/index.php?album=viagem-carlinhos#55
Em 2008 o desafio foi renovado e desta feita conseguimos juntar um grupo legal: Eu, Artur Federal, Jadson, Professor Raimundo, Uziel, Carlos, Cimário e Bené (carro de apoio). Saímos às 15h15min do Posto Laís XI, na Reta Tabajara, antes do trevo de acesso ao Seridó e saída para Mossoró/RN. A opção em sair daquele ponto foi no sentido de evitar o trânsito perigoso da Reta Tabajara, um dos principais acessos a Natal.
Seguimos pela BR 226, passando por Bom Jesus/RN, Serra Caiada e Tangará (aqui paramos para jantar por volta das 18h00min). Continuamos até Santa Cruz/RN, com uma nova parada para "abastecimento" e conserto de uma bike. Tivemos nossa primeira baixa, pois a bike de Cimário quebrou a corrente e não foi possível reparo. A partir de então Bené teve companhia no carro de apoio. Saímos de Santa Cruz por volta das 20h30min, subimos a Serra do Doutor (grande desafio da viagem) e chegamos em Currais Novos/RN por volta de 12h30min. Ali já tinhamos reservado hospedagem no Hotel D´Almeida (telefone 8434311573), local simples, confortável e limpo. Acordamos por volta das 09h00min, tomamos café, fizemos os ajustes necessários e seguimos até Florânia/RN, onde chegamos por volta de 12h00min e fomos recebidos  por minha esposa, meu filho, Guga e Danny, que foram conferir nossa empreitada. Em seguida fomos até a casa dos pais de Carlos e ali fomos brindados com um delicioso e vasto almoço. De barriga cheia fomos subir o "Monte", com um visual incrível da região. Saímos de Florânia no final da tarde e chegamos em Natal por volta das 19h30min.
Em 2009 a experiência foi repetida. Desta feita fomos seis (eu, Bené, Carlos, Jadson, Rodolfo {carro de apoio} e Serginho). No caminho até o ponto de partida na reta Tabajara encontramos obras na pista e por tal motivo saímos atrasados (15h30min). Como o grupo era pequeno conseguimos manter um rítmo intenso e muito coeso. Os caras pedalaram muito bem. Tivemos dois pneus furados e enfrentamos a Serra do Doutor com muita força. Foram 20 minutos de subida. Chegamos em Currais Novos por volta de 00h40min e fomos comemorar comendo pizza. Dormimos e no outro dia tomamos café e saímos de Currais Novos às 08h30min. No caminho um pneu furado e um probleminha na bike de Carlos, mas enfrentamos muito bem o sol e chegamos em Florânia às 11h00min. A família de Carlos mais uma vez nos recebeu muito bem e tivemos um verdadeiro banquete (galinha caipira, linguiça do sertão, feijão, macarronada, arroz, salada, batata doce, sucos, melancia e doce de leite).
Em 2010 a viagem vai acontecer novamente e agora somente Carlos vai enfrentar os 186 Km até Florânia.
Estou aqui me coçando, mas voltei a trabalhar e tenho diversos compromissos inadiáveis. Fica para o próximo ano.
Resta-me tão somente desejar uma feliz viagem ao meu amigo floraniense.
Vai com Deus!!!