02/06/2015

Rapaduras em Tambaba

ÚLTIMA ETAPA DO ADVENTURE TOURPB 2015


"Conta a lenda que uma bela índia de nome Tambaba que morava na região, apaixonou-se por um guerreiro de outra tribo. O pai de Tambaba, cacique de sua tribo, não permitiu o casamento dos dois.
Tambaba desesperada com o seu destino começou a chorar e suas lágrimas inundaram as terras secas e se transformaram primeiro num lago e posteriormente uma praia, cujas ondas suaves vinham de seu soluçar.
Enternecida com o milagre que se via, suplicou ao deus sol e à deusa lua que eternizassem aquele lugar como templo do amor e da vida. Suas preces foram prontamente atendidas." (extraído do site http://www.trilhaseaventuras.com.br/naturismo-na-praia-de-tambaba-pb/).


Participamos de dois dos eventos do Adventure TourPB 2015. O primeiro foi na querida cidade de Bananeiras, cujo relato pode ser conferido no blog AventuraMango dos colegas Jodrian e Rosana (http://www.aventuramango.com.br/2015/05/adventuretourpb-bananeiras.html).
Nossa segunda participação foi no Município do Conde, mais especificamente em trechos das Praias de Tabatinga, Tambaba e Coqueirinho, cujas falésias acentuadas fazem o diferencial, possibilitando um lindo visual da costa do litoral sul paraibano.

Desta feita a nossa representação contou com dezenove integrantes, dos quais quatro foram em carros próprios e os demais em uma Jumper fretada (Wagner 84988066973).

Já na entrada da Paraíba constatamos que a previsão do tempo parecia acertada, pois o sol insistia em se esconder e quando chegamos ao Conde o tempo estava fechado e não demorou para a chuva aparecer.
Fomos recebidos por Almeida do JampaBikers, com sua inseparável câmera fazendo fantásticos registros fotográficos. Ultimamos os preparativos do credenciamento, nos congraçamos com colegas de outros grupos, tomamos café da manhã ouvindo o coral dos Meninos e Meninas de Lucena e ficamos aguardando o início do pedal. 

O trajeto escolhido pela organização contemplou trilhas entre canaviais e bambuzais, trechos com muitas erosões e escorregadios, mas tudo sempre muito bem orientado pelos JampaBikers e Aventureiros dos Pedais.

Um diferencial do evento foi trazer um pouco da cultura de cada lugar visitado, propiciando ao visitante conhecer um pouco das raízes locais. Assistimos uma breve apresentação de Ciranda e tivemos a oportunidade de experimentar doces regionais deliciosos.

Outro aspecto marcante foi o encontro com os participantes da trilha ecológica. Um número significativo de pessoas, deixando claro o interesse das pessoas por atividades dessa natureza.
Após muito banho de chuva e de belas paisagens retornamos ao ponto de partida por volta das 12h30min, iniciando os preparativos para o retorno ao lar.

Muito embora a frustração de alguns por não conseguirem pedalar pelados, o que certamente poderá ser feito em outro momento, a experiência de participar dessa última etapa do Adventure TourPB foi gratificante e esperamos que a ideia ganhe eco e quem sabe não tenhamos em 2016 um Adventure TourRN.

O total do trajeto foi de aproximadamente 25 Km. Quem desejar receber o tracklog é só solicitar por e-mail: rapadurabiker@gmail.com
Valeu Rapaduras! Mais um pra conta.


4 comentários:

Unknown disse...

O post ficou ótimo, Vai ser difícil esquecer o pedal de Tambaba com o cenário de praias lindas e a gente pedalando na chuva!

Unknown disse...

O post ficou ótimo, Vai ser difícil esquecer o pedal de Tambaba com o cenário de praias lindas e a gente pedalando na chuva!

Eduardo Campos disse...

Parabéns, excelente relato.

Anônimo disse...

Dizem por ae que o moderador é frequentador assiduo dessa praia...
Legal o texto, mas achei a resenha muito light, kd o moderador das antigas hein???
Assinado:
Anônimoa
uuuuhhhhhaaaaaaa