31/03/2012

Programa Caminhos da Escola em Vera Cruz-RN: trezentas bicicletas nas ruas e no campo.



No dia 24 de março de 2012 participamos da entrega de trezentas bicicletas aos estudantes da rede pública de Vera Cruz-RN, como parte do Programa "Caminhos da Escola" do Governo Federal.
Não vou aqui entrar no mérito de como se deu a aquisição das bicicletas, quais os critérios utilizados para distribuição ou se existe alguma promoção pessoal em razão da distribuição. Não, definitivamente não.
Consegui abstrair tudo isso por entender que é uma iniciativa louvável incentivar o uso da bicicleta desde cedo, além de ser momento único na vida de várias daquelas crianças e adolescentes. O sentimento que meio veio à cabeça foi muito bem mencionado por Professor Raimundo: "é a alegria de ganhar sua primeira bicicleta". Foi essa sensação de felicidade que conseguimos detectar em todos que receberam as bicicletas e os capacetes, inclusive nos seus pais que fizeram questão de comparecer, alguns até pedalando com os filhos e outros segurando a bicicleta para não vê-los cair.
Foi com esse espírito desarmado que saímos na manhã (06h30min) de sábado com o objetivo de pedalar "apenas" 36 Km e participar da "festa" de entrega. Mais uma vez conseguimos reunir pessoas extraordinárias, totalmente diferentes, mas tão parecidos. Um grupo de aproximadamente cinquenta ciclistas, coesos e com um espírito competitivo inegável: chegar todos juntos.
O tempo mais uma vez foi nosso parceiro e o pedal rolou com bastante tranquilidade. O único episódio digno de registro foi a "biloura" de Vanda Carla, cujo remédio foi comer um cuscuz com ovo, ou seja, o problema era fome. Não fiquei nenhum  pouco preocupado quando ouvi no rádio que Vanda estava passando mal, pois ao lado dela estava uma equipe médica implacável: Erimar (já trabalhou no João Machado), Bené (especialista em hemorroidas de botão), Abeane (psicanalista pela Universidade do Mundo), Moab (cirurgião especializado em aplicar ponto em asa de muriçoca) e Jac (enfermeira que conseguiu curar todas as feridas de Moab). Com um time desse ninguém fica doente, morre de véspera.
Entramos na cidade todos juntos e passamos entre as barracas da feira. Na praça central encontramos a primeira cena marcante: 300 bicicletas arrumadas uma ao lado da outra e divididas por tamanho (aro 26 e 20). Uma multidão de pessoas aguardando o momento da entrega. Tomamos pé da situação e seguimos para o café da manhã, oportunidade em que todos comeram à vontade.
Acompanhamos a entrega das bicicletas e capacetes, Claudia Celi falou em nome do grupo e saímos pedalando pelas ruas da cidade, ao som de fogos de artifício. Foi outro momento espetacular do evento.
Depois da missão cumprida retornamos aos nossos lares entusiasmados com o que vimos. Esperamos agora que outras cidades tenham a mesma iniciativa e no que depender de nós estaremos presentes.
Para quem não foi resta o consolo das fotos.

Foto na saída: Posto Emaús
Na trilha.
Chegando em Vera Cruz.
Bicicletas na praça.
Mais bicicletas na praça.
Café da manhã em Vera Cruz-RN.
Claudia Celi fala em nome dos Rapaduras.
Passeio com os estudantes.
Mais passeio.
Hora de voltar.

Nenhum comentário: