11/03/2015

Trilha da Lagoa da Redonda via Lagoa Azul

A segunda sugestão de trajeto para quem deseja sair e voltar pedalando de casa é a trilha da Lagoa da Redonda, via Lagoa Azul, Lagoa do Urubu e circundando a famosa Lagoa do Bonfim.
Antes de descrever o trajeto, seguem três dicas importantes: 1º) prefira um dia pós chuva, pois existe um trecho com bastante areia fofa e a água da chuva vai deixar o terreno mais compactado; 2º) verifique a calibragem dos pneus, pois com eles cheios demais a pedalada não rende; 3º) tenha muito cuidado no trecho inicial da Rota do Sol, principalmente nas primeiras horas da manhã, pois muitos corredores utilizam o acostamento na contramão, o que não é errado. Sinalize para o colega que vem atrás. mesmo que ele esteja muito perto de você, pois tal medida ajuda a previnir um acidente; e 4º) vá pedalar com o espírito desanuviado e deseje bom dia mesmo para aquela corredora mal educada que surge no seu caminho, achando que a via pública é a continuação da cozinha dela.
O marco zero foi o posto de combustíveis localizado em frente ao Estádio Frasqueirão, na Rota do Sol. Siga no sentido sul por aproximadamente 7 Km e entre à direita antes da Feirinha de Pium (rua do Cemitério e da Ponte do Rio Pium). Siga pelo asfalto e após 3 Km entre na estrada de barro à esquerda (estrada de acesso a Lagoa Azul). Após 2,5 Km verifique à esquerda um muro indicando a Toca do Sossego, entre a esquerda e logo em seguida vire à direita e pedale por aproximadamente 900 metros, entrando à esquerda na placa indicando o "Lago Azul". Nesse trecho a estrada de barro é bem alargada e muito boa de andar, siga por aproximadamente 1,5 Km e dobre à direita. A partir daqui a estrada vai ficando mais estreita e começam a surgir bifurcações. Preste bastante atenção e opte sempre pelo caminho mais limpo, com mais marcas de pneus e com menos areia. Após aproximados 2,0 Km surge um cruzamento, continue em frente e após uns 700 metros, vire à esquerda. Pedale por mais 800 metros e vai surgir um novo cruzamento, siga pela esquerda por aproximadamente 3,5 Km, passando inclusive por um túnel de galhos muito interessante e excelente sombra para descanso e registro fotográfico. Mais adiante existe uma intersecção em T, siga pela direita por mais 2,5 Km e você encontrará a Lagoa da Redonda.
Chegando na Redonda a acolhida é a melhor possível. O casal de ciclistas Kuka e Neide são os anfitriões e estão sempre dispostos a acolher visitantes, desde que combinem com antecedência, pois a estrutura do lugar está sendo edificada aos poucos, mas já atende muito bem quem desejar acampar e pretender passar uns dias longe do barulho da cidade. O banho na lagoa é maravilhoso e possibilita também a prática de esportes aquáticos como caiaque,  stand up paddle e natação. Quem não conhece e deseja fazê-lo é só entrar em contato com Neide Araújo, facilmente encontrada no Facebook ou pelo celular (8854-7388).
O retorno para Natal tem várias opções (Lagoa de Boágua e Alcaçuz, São José de Mipibu e entorno da Lagoa do Bonfim, saindo nas proximidades do Forró da Lua). Escolhemos a última opção, pois você pedala quase todo tempo com a visão da Lagoa do Bonfim a seu lado. Ao sair da Redonda existe uma intersecção em T, siga pela direita no sentido da BR 101 (São José de Mipibu) e após 3,4 Km, quando começar o canavial, entre à direita, siga pela trilha e vá margeando a Lagoa do Bonfim por uns 5,0 Km, passando por granjas, condomínios fechados, bares e uma adutora. No final da estrada dobre à esquerda e após 700 metros siga pela esquerda por uns 500 metros, chegando no asfalto (RN 316), aproveitando para fazer uma parada na "Barraca de Cabelo", que vende água de côco, frutas e tem uns bancos na sombra. Siga pelo asfalto à esquerda e após 2,5 Km encontrará a BR 101, restando então cerca de 22 Km até Natal.
Na minha opinião é o melhor acessor à Lagoa da Redonda, principalmente pela tranquilidade do percurso e pouco ou quase nenhum tráfego de automóveis (na ida). 
Quem desejar receber os arquivos do trajeto, basta solicitar via e-mail: rapadurabiker@gmail.com
Um abraço e fiquem com algumas fotos.
















Um comentário:

Unknown disse...

Muito bem escrito Benilton, as informações são importantes para quem pretende fazer o este percurso. Foi um pedal maravilhoso dos Rapaduras com os Mangos e o tempo nublado ajudou muito.