01/03/2015

Pedal do Mendes, via Lamarão e Japecanga.

Uma boa opção para quem está começando a pedalar e quer se aventurar pelo mundo das trilhas é fazer o pedal do Mendes, passando pelo tradicional "Bar do Luiz", no Distrito do Mendes em São José do Mipibu, aproveitando para tomar um café da manhã simples, barato e muito gostoso.
A opção mais utilizada pela maioria dos grupos é seguir por Parnamirim, na tradicional estrada da "Calcinha Preta", trecho totalmente pelo asfalto.
A sugestão do blog é mesclar um pouco o trajeto, alongando-o para 50 Km, mas permitindo pedalar por estrada de barro entre os Municípios de Macaiba, Parnamirim e São José do Mipibu.
O marco zero é o "Posto Emaús", localizado na BR 101 (sentido Natal-Parnamirim), logo após a entrada do Cemitério Morada da Paz. É um tradicional point de saída de cicilistas, motociclistas, jipeiros e excursionistas. Além da localização estratégica e fácil acesso o local dispõe de uma loja de conveniência (inclusive com banco 24 horas) e de uma padaria, possibilitando assim que ninguém saia com fome, sede ou liso.
Siga pela BR 101 no sentido de Macaiba (BR 304). Após 5,5 Km existe um retorno antes da Estação Guarapes. Retorne, passe para a estrada de barro na marginal da outra pista e siga (sentido Natal-Macaiba) por aproximadamente 1 Km, entrando à esquerda e depois na primeira à direita. Siga pela estrada de barro até encontrar uma bifurcação em Y (aproximadamente 1,3 Km), siga pela esquerda. Após 1,8 Km surge uma nova bifurcação com uma placa indicando o Lamarão em frente, siga. Após uns 3,8 Km vire à esquerda e após uns 800 metros já é a comunidade do Lamarão (se você tiver sorte e dependendo do horário tem uma bodega aberta). Vá em frente por aproximados 1,5 Km e depois entre à esquerda, passe numa passagem molhada (local bastante arborizado e com excelente sombra) e siga sempre pela estrada mais larga, com uma terra vermelha e algumas "costelinhas", Após uns 3 Km dobre à direita (Fazenda Benedita) e depois à esquerda (acampamento dos Sem Terra). Passe dentro da comunidade e logo à esquerda tem uma bodega com bolo, pão, café e água. Após percorrer 2,5 Km alcança-se uma bifurcação em T, seguindo pela esquerda (860 metros), depois direita (500 metros), esquerda (826 metros) e direita (1,8 Km). No final outra bifurcação em T, entre à esquerda e siga em frente pelo asfalto até o a comunidade do Mendes (3,5 Km), chegando ao Bar do Luiz, que fica do lado esquerdo, já na curva de saída da comunidade. Até aqui foram aproximadamente 30 Km.
Recomenda-se ligar antes para Luiz ou sua esposa (3502-1505, 8112-6871 e 99900033) para informar a quantidade de pessoas e a hora provável de chegada, pois assim eles preparam com antecedência o café da manhã. Quem desejar comer algo mais substancioso é só atravessar a rua e comprar um galeto assado, com acompanhamento de farofa e vinagrete.
Depois de abastecidos e só seguir em frente no asfalto (RN 460) até a birfucarção em T da RN 316, dobrando à esquerda e chegando na BR 101, pegando o caminho de casa no sentido de Parnamirim, encerrando com aproximados 20 Km até o Posto Emaús, totalizando 50 Km mesclados com trilha e asfalto.
Importante lembrar que as distâncias aqui indicadas são aproximadas e quem desejar receber o trajeto para inserir no gps (gdb ou kmz) é só enviar um e-mail para rapadurabiker@gmail,com,br.





















Nenhum comentário: