11/02/2011

Pedal Urbano

Hoje realizamos mais um pedal urbano noturno. Significa dizer que o trajeto foi todo feito por dentro das principais ruas de nossa cidade, possibilitando assim ao ciclista sentir na pele o quão difícil é pedalar no trânsito que ainda não trata a bicicleta como um veículo, mas tão somente como um empecilho. Ademais, pedalar nas ruas da cidade permite vivenciar a buraqueira e a sujeira que tomam conta da nossa querida Natal.
Alguns criticam a iniciativa, mas continuo firme no propósito de que temos que ocupar nosso espaço e mostrar que existimos. Ficar tão somente na Rota do Sol ou nas trilhas é importante, mas ganhamos maior visibilidade quando mostramos a nossa cara. Aqui vale lembrar o dito popular: "quem não é visto, não é lembrado".
Hoje seguimos pela Rua Jaguarari e passamos no Barro Vermelho, um bairro que antigamente era local de veraneio "longe do mar e da mata". Passamos pelo Viaduto do Baldo e depois na Cidade, que por incrível que pareça ainda tem umas casas antigas. Descemos pela Ribeira (tão bonita, mas tão pouco utilizada por nós), sentimos os "aromas" das Rocas e do Canto do Mangue e chegamos na Praia do Forte. A Ponte de Todos permite uma linda visão noturna da cidade, seja pra qual lado for. Na Redinha encontramos o povo nas ruas e casais namorando nos locais mais escuros. Uns dois ou três bêbados vagando pelas ruas em busca de casa ou de algum boteco.
O grupo de aproximadamente vinte e três pessoas estava bastante animado. Foi muito legal ver as camisas do Rapadura Biker e do Biker Tirol pedalando juntos, sem arengas, futricas ou intrigas. Acho que esse é o espírito da coisa.
Na volta o vento estava massacrando na subida da Ponte de Todos. Era como se você pedalasse contra um ventilador enorme ligado na velocidade três.
Quando atravessamos a ponte o grupo se reuniu para aguardar os retardatários. Esperamos uns cinco minutos e de longe avistamos as luzes piscando de umas seis bicicletas. Finalmente chegaram e Sebastião já foi logo avisando: um dos ciclistas tinha exagerado na pizza de calabresa com refrigerante antes do pedal e quando se esforçou para subir a Newton Navarro a massa encontrou com o gás e o resultado foi um desastre. Ninguém confirmou essa versão, mas ouvir dizer que o cara arriou o calção, colocou a bunda apontando para o Rio Potengi e mandou ver. Amanhã vou acordar cedo para ler os jornais locais e verificar se a Capitania dos Portos registrou se algum navio sofreu algum ataque fecal quando passava embaixo da Ponte de Todos.

2 comentários:

Flávio disse...

Acho muito importante sermos vistos, a sociedade precisa de mais pessoas com esse espírito, o pedal é bom para todos pois temos menos sedentarismo, obesidade e stress, tudo isso preservando o nosso planeta, em pouco tempo pretendo pedalar junto com essa turma, apoiando essa idéia e divulgando cada vez mais, parabéns a todos...

Milton França Júnior disse...

Saudações nobres bikers do Rapadura.
Vejo que o grupo tá cada vez mais maduro, aberto e eclético.
Ao nosso amigo Benilton, que forjou uma característica de linguagem escrita bem humorística e com leve sotaque regional. Isso agrada tanto os papajerimuns quanto os paparrapaduras (rs).
Faço um convite aos colegas, ou melhor, dois.
O primeiro é para participarem do 2º Pedal da Lua Cheia (com a turma da Mundial Ciclo) pela BR226 (Bom Pastor-Macaíba-Bom Pastor. É um passeio singular, lindo e socialmente inclusivo.
O segundo é para participarem do 1º Festival CARNACICLO: Encontro de Lazer, Cultura e Inclusão de e para ciclistas. É um evento piloto, sem fins lucrativos e colaborativo. Nele pretendemos desenvolver, ao menos, dois passeios carnavalescos (o pedal do papangú (dia 26, 14h, 20km) e pedal do Goiamum (dia 27, 14h, 35km). Pretendemos realizar também com a ajuda de voluntários: Relatos de Experiências de Ciclo Viagens, mostra fotográfica (em banner), exposição de bikes TOP e equipamentos de segurança de diferentes ciclomodalidades (depende de lojistas ou atletas), oficina de fantasias e papangús e concurso de fantasias em bicicletas. A sede do CARNACICLO 2011 será a Escola Mun. Francisca Ferreira (BR 226, km2, Bom Pastor, Natal).
Amanhã as 19h30 teremos uma reunião para acertar detalhes e a viabilidade das atividades pretendidas.Ele aberta e todos que queiram contribuir para o Evento piloto estão convidados.
Esse encontro de ciclistas é aberto a todos que gostam de bicicleta, desde aqueles que acessam as top bikes até os excluídos que sonham em ter um camelo usado. Fantasiados reis e plebeus podem brincar juntos.
Como o evento não tem até agora patrocínio e nem podemos cobrar taxas de inscrição excludentes, esperamos contar com a colaboração de voluntários de bom coração e ciclistas sem preconceitos exacerbados.
De certo, conto com o apoio de Carlinhos da Mundial Ciclo e seus ciclistas apoiadores, especialmente, para desenvolver os passeios. Outros ciclistas e grupos de ciclistas e lojistas que queiram participar e colaborar, será uma honra e uma felicidade tê-los conosco.
Vejam mais informações no meu blog (www.milttao.blogspot.com) ou realizar pré-inscrição ou interesse em colaborar contate via o e-mail milttao@gmail.com.

Um fraterno abraço,

Prof. Milttão
Educador e Ativista EcoEsportivo.