01/07/2011

Síntese da reunião da ACIRN: 30 de junho de 2011

Caro Seguidor:

Ontem (30/06/2011) foi realizada mais uma reunião da ACIRN – Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte – entidade que apesar do pouco tempo de vida vem despertando o interesse dos diversos adeptos das atividades ciclísticas do nosso Estado, especialmente da Capital.
Para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar da reunião, segue uma síntese do ocorrido. Aguardamos a sua presença no próximo encontro.

  • Às 19h40min os trabalhos foram abertos pelo Diretor Presidente da ACIRN, Haroldo Mota, que convidou a associada Angelike para secretariar os trabalhos e o associado Benilton para auxiliar na condução da reunião.
  • INFORMES:
    • Pelo Diretor Presidente foram apresentadas justificativas de membros da Diretoria e associados acerca da impossibilidade de comparecimento;
    • Pedal da Lua: No dia 16 de julho de 2011 ocorrerá o passeio de bicicleta até a praia de Touros, distante 90 Km da Capital. O local de concentração é a praça Augusto Leite, no Tirol, com saída às 22h00min. A expectativa é de que 50 (ciclistas) participem do evento. Os interessados devem entrar em contato com os associados Carlos Camboim, Kathy ou Benilton;
    • Pedal do Biker Tirol no domingo – 03/07/2011 – Natal-São José de Mipibu, saindo às 06h00min, cumprindo um trajeto de aproximadamente 60 Km.
  • CNPJ DA ACIRN:
    • Haroldo Mota discorreu sobre o processo de inscrição da ACIRN no CNPJ, enfatizando que foram encontradas algumas dificuldades, mas que tudo já foi encaminhado. Verificou a necessidade de algum associado que tenha experiência na área contábil fazer um acompanhamento do trâmite, tendo o colega Fabiano Silva se prontificado a auxiliar na tarefa.

  • LOCAL DE REUNIÕES DA ACIRN: Tendo em conta a ACIRN não dispor de uma sede física e não mais sendo disponibilizado a sala do supermercado Nordestão o associado Benilton informou sobre a possibilidade de utilização da sede da AMPERN para realização das reuniões, desde que exista reserva prévia e não ocorra conflito de interesse com as atividades da AMPERN. Os presentes não apresentaram objeção. O associado Benilton ressaltou a necessidade de oficiar ao supermercado Nordestão agradecendo pela colaboração disponibilizando a sala de reuniões.

  • MOBILIDADE URBANA: Haroldo Mota discorreu sobre a participação da ACIRN no movimento pela criação de ciclovias em Natal, relatando contatos realizados com os Vereadores George Câmara e Raniere. O associado Benilton sugeriu que os membros da Bicicletada presentes fizessem um balanço da situação de acompanhamento do projeto de lei de mobilidade urbana para Natal, tendo em conta que tal grupo vem fazendo um acompanhamento mais próximo da questão junto aos membros do poder legislativo municipal. Fabiano Silva e Bruno Levenhagen prestaram informações e esclareceram que o projeto de lei original de autoria do Vereador Edivan Martins estava resumido a apenas três artigos e que após a realização da audiência pública foi feita uma comissão de estudo chegando a um projeto substitutivo que já conta com aproximadamente 25 artigos. Foi colocada a necessidade da formação de comissões para visitas aos parlamentares, pleiteando o compromisso de cada um na aprovação do projeto. Também foi observada a necessidade de contato com o Presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, com a finalidade de priorizar o andamento do projeto, colocando-o em pauta para apreciação. A ACIRN, por meio do seu Diretor Presidente e do associado Benilton, ficou de agendar uma audiência com o referido Vereador, se possível antes do início do recesso parlamentar.
  • PROJETO DE VIA EXPRESSA NA AVENIDA ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE: O associado Fabiano Silva manifestou sua preocupação com o projeto da Secretaria de Infraestrutura do Estado criando uma via expressa na referida avenida, sem qualquer previsão de ciclovias. Informou que existe uma reunião agendada para o dia 05/07/2011, às 11h00min, na mencionada secretaria e conclama a participação de todos os grupos de ciclistas e da ACIRN. Pelo Diretor Presidente Haroldo Mota foi informado que irá comparecer representando a associação, bem como enviará ofício ao órgão manifestando sua preocupação com a questão. Igualmente o associado Benilton informou que o Grupo Rapadura Biker encaminhará ofício nesse sentido.
  • PLANO CICLOVIÁRIO DE NATAL: O associado Fabiano Silva relatou sua preocupação no tocante ao andamento do projeto que estabelece o Plano Cicloviário de Natal, tendo em vista que em contato com o Ministério das Cidades a situação não ficou bem esclarecida. Ressaltou a necessidade de contato com algum parlamentar da bancada federal, objetivando apoio a tal demanda. O associado Pedro Brito ressaltou que vai envidar esforços para marcar uma audiência com o Deputado Henrique Alves, objetivando tratar do assunto.
  • CAMPANHA CICLOVIAS JÁ: O vereador Raniere demonstrou interesse em contribuir com a confecção de adesivos com o lema “CICLOVIAS JÁ” que seriam distribuídos pelos diversos grupos em uma ação planejada em algum ponto da cidade. O associado Benilton sugeriu que o local seja a Roberto Freire, principalmente para demonstrar o protesto pela construção de uma via expressa no local, sem a previsão de ciclovias. Também foi sugerido o apoio de um veículo de mídia (rádio) para fazer uma “cicloblitz” educativa, distribuindo os adesivos e chamando a atenção para a necessidade de criação de ciclovias. Uma associada chamou a atenção para a experiência de Curitiba-PR, especialmente ao que foi desenvolvido na gestão de Jaime Lerner, de forma que procurássemos maiores informações sobre cidades que desenvolveram projetos de mobilidade urbana envolvendo a utilização da bicicleta.
  • PROJETO TREM BIKE – 2ª ETAPA: Haroldo Mota destacou os meses de agosto ou setembro como os mais viáveis para a execução da segunda etapa do Trem Bike e para tanto vai manter contato com o Sr. Erli, superintendente da CBTU no RN para viabilizar as medidas necessárias. O associado Santiago observou a necessidade de coletar da CBTU quais as impressões colhidas da primeira fase do Trem Bike, visando corrigir falhas e apontar melhorias. O associado Benilton esclareceu a necessidade de tornar o projeto não apenas um evento de lazer, mais um meio de conscientização do uso do trem e da bicicleta em prol do trabalhador. A associada Claudia Celi sugeriu identificar alguma empresa ou grupo de trabalhadores de Ceará Mirim que utilizem o trem como meio de locomoção para o transporte e que ao mesmo tempo também necessitem de utilizar a bicicleta, de forma que tais pessoas sejam convidadas a fazer uma experiência no Trem Bike.
  • 2º PASSEIO CICLÍSTICO DA ZONA NORTE: Com a finalidade de repetir o sucesso do ano passado a expectativa é realizar o passeio em dezembro, estabelecendo um roteiro mais abrangente, de forma a atingir (chegar mais perto) das pessoas da comunidade que utilizam a bicicleta seja como meio de transporte, seja como lazer.
  • PASSEIO DE DIOGO LOPES: Indicativo de data para novembro.
  • PEDAL DO BEM: Um parceria com a Casa do Bem, objetivando realizar um pedal na semana da criança, saindo da Casa do Bem, em Mãe Luiza, arrecadando brinquedos e se possível bicicleta para sorteio entre as crianças do bairro.
  • 22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARRO: O associado Fabiano Silva chamou a atenção para a data, de forma que algum evento seja realizado. A associada Neide observou a necessidade de envolvermos a classe estudantil nas pedaladas, trazendo os jovens para a prática de uma atividade benéfica à saúde, que é o ciclismo.
  • INCREMENTO DA RECEITA DA ACIRN: Os associados Benilton e Claudia manifestaram interesse em apresentar um projeto de confecção de camisas temáticas com mensagens sobre o ciclismo, de forma a criar um mecanismo de arrecadação de receitas para a ACIRN, cuja única fonte é a contribuição anual dos associados, gerando quantia pouco significativa. Será feito um levantamento de valores e apresentado oportunamente.
  • CARTEIRINHA DA ACIRN E SELO LOJA AMIGA DO CICLISTA: O associado Benilton apresentou os modelos elaborados por Angelike e enfatizou que a partir do momento que cada associado tenha sua carteira será possível a realização de convênios com as lojas de artigos do ramo, objetivando descontos especiais para associados que apresentem sua carteira. A loja deverá ter afixado o selo, gerando assim uma parceria entre os lojistas e a ACIRN.
  • ASSOCIATIVISMO NACIONAL: O Diretor Presidente expressou a sua preocupação em buscar contato com outras associações, objetivando assim formar uma frente nacional em defesa das atividades ciclísticas.
  • REGULARIZAÇÃO DA DIRETORIA DA ACIRN: O Diretor Presidente solicitou que esse ponto viesse para a parte final da pauta, o que foi aceito por todos os presentes. Iniciou dizendo da dificuldade que foi criar a ACIRN, de forma que muitas das pessoas que emprestaram seus nomes para composição da Diretoria assim o fizeram com o propósito de ajudar, mesmo sabendo da pouca disponibilidade de tempo. O fato é que a ACIRN vem tendo dificuldade em reunir seus diretores, no entanto, observou-se que associados voluntários estão auxiliando nos trabalhos, o que é muito louvável. A seguir foi oportunizado ao associado Santiago, Diretor Administrativo, fazer suas considerações, tendo este manifestado que sente a falta de reuniões da Diretoria e que existe uma espécie de concentração dos atos por parte da presidência. Afirmou que tem todo interesse em participar da diretoria, entretanto, desde que seja de forma organizada e com divisão de tarefas. A associada Angelike manifestou sua opinião, esclarecendo sobre a necessidade de reunir a diretoria e estabelecer as respectivas funções. Herculano da Bicicletada pediu a palavra e fez ver que a ACIRN poderia passar a utilizar mais a Internet como um instrumento para agilizar suas ações internas, tornando mais dinâmico o contato entre diretores e associados. Benilton sugeriu a convocação de uma reunião da atual diretoria da ACIRN, fazendo uma convocação expressa e esclarecendo sobre a atual situação, de forma que cada diretor e membro do conselho fiscal possa manifestar-se sobre o interesse de continuar o seu mandato. A sugestão foi acatada e o Diretor Presidente ficou encarregado de agendar o ato.
  • INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: O Diretor Presidente fez uma exposição da situação financeira da ACIRN, expondo as receitas e despesas e deixando as contas para apreciação dos interessados. Esclareceu que o atual caixa da associação é de aproximadamente R$ 620,00.
  • NÚMERO DE ASSOCIADOS: Foi feita uma exposição sobre o número de associados, registrando que atualmente constam 44 pessoas do quadro.

    OBSERVAÇÃO: Solicito desculpas aos nomes não citados (não consegui gravar todos) e aos que mencionei equivocadamente.

Nenhum comentário: