10/01/2015

Grupo de Cicloturismo RAPADURA BIKER

VIAGEM DE BICICLETA – ANO 2015

ROTEIRO DOS CASTELOS DO RN E VALE DOS DINOSSAUROS EM SOUSA-PB

TOTAL APROXIMADO DO TRAJETO – 458 Km (asfalto e estrada de barro/areia)

PERÍODO: 12 a 16 de janeiro de 2015.

APRESENTAÇÃO

Diante de mim havia duas estradas,
                                                                 Escolhi a estrada menos percorrida
                                                                 E isso fez toda a diferença”.
                                                                                                                              Trecho de um poema de Robert Frost

Em 2011 percorremos de bicicleta o Estado do Rio Grande do Norte e mostramos que tal façanha é totalmente possível, bastando um pouco de força de vontade, disposição e espírito de grupo. Por todos os lugares que passamos chamamos a atenção e conseguimos assim obter a visibilidade pretendida para o veículo bicicleta.
Já com um pouco mais de experiência em viagens longas resolvemos em 2012 trilhar todo o litoral Potiguar e também o fizemos com bastante sucesso. Pedalamos por todas nossas praias e sentimos de perto o cheiro do mar, desfrutando de lindas paisagens na companhia de amigos novos e antigos.
Em 2013 o nosso plano era pedalar até Juazeiro do Norte, aproximadamente 620 Km, em oito dias. Por razões diversas o projeto foi guardado na gaveta e será cumprido no momento próprio.
No ano de 2014 fizemos novamente o pedal do litoral, desta feita saindo de Natal até a Praia da Ponta do Mel.
Para 2015 o plano é valorizar mais uma vez as coisas da nossa terra, estendendo um pouco ao vizinho Estado da Paraiba. Sairemos de Natal no dia 12/01/15 e pedalaremos por asfalto e trilha até a cidade de Sítio Novo-RN e lá visitaremos o Castelo de Zé dos Montes. No dia 13/01/15 desceremos a Serra da Tapuia, passaremos por Santa Cruz, Coronel Ezequiel e entraremos na Paraiba (Picui) e chegaremos em Carnauba dos Dantas-RN, visitando o Castelo de Bivar. Em sequência (14/01/15) seguiremos por trilha até Parelhas e de lá via Jardim do Seridó chegaremos ao Castelo de Engady, na cidade de Caicó-RN. O quarto dia (15/01/15) será até a cidade de Pombal-PB e ali pernoitaremos para seguirmos no quinto e último dia (16/01) até a cidade de Sousa, local em que visitaremos o Vale dos Dinossauros, cumprindo assim nosso trajeto de 458 Km.
Desnecessário dizer que enfrentaremos altíssimas temperaturas, não teremos carro de apoio e passaremos por locais pelos quais nunca pedalei, portanto, é uma viagem de aventura, onde cada um deve ser conhecedor dos seus limites, decidindo o momento de parar ou de seguir em frente. Em alguns locais, como é o caso de Sítio Novo, não contamos com serviço de hospedagem na cidade e “pousaremos” no alpendre da casa de um amigo ciclista, Júnior da Bike Sport. Em Carnauba dos Dantas a pousada é muito simples, mas como dizia Magna: “quem sai na chuva é pra se queimar”. Em Caicó e Pombal a oferta de hoteis, pousadas e casas de amigos é bem maior. Em Sousa a demora será o suficiente para conhecermos o Vale do Dinossauro, almoçarmos e pegarmos o rumo de casa no mesmo dia em um veículo fretado para transporte de ciclistas e bicicletas.
O espírito é o mesmo das outras viagens. Procuraremos manter a disciplina de sair cedo para sofrer menos com o sol intenso. Pedalaremos juntos e pretendemos manter a bandeira da solidariedade e do respeito aos nossos limites e ao próximo.
O grupo está formado (Álvaro, Benilton, Claudia Celi, Flávio Azevedo, Moab, Neto Palhares, Serginho e Uilamy), as bicicletas estão prontas e agora é só esperar. Para os que vão uma boa viagem, para os que ficam vamos tentar passar aqui um relato diário de nossa viagem.

                                                           Benilton de Lima Souza
                                        do Grupo de Cicloturismo RAPADURA BIKER

INFORMAÇÕES GERAIS:

MARCO ZERO: Posto Emaús (BR 101)

HORA DE SAÍDA: 05h30min.

  • SEGUNDA-FEIRA - DIA 12/01/2015 – Natal/RN-Sítio Novo/RN – Aproximadamente 107 Km (BR 101, BR 304, Lamarão, Canabrava, Traíras, Bom Jesus, BR 226, Serra Caiada, Assentamento, Sítio Novo) – trecho de asfalto e estrada de barro/areia;
  • TERÇA-FEIRA – 13/01/2015 – Sítio Novo/RN-Carnaúba dos Dantas-RN – aproximadamente 110 Km (Sítio Novo, Pau de Leite, Coronel Ezequiel, Picui-PB, Carnaúba dos Dantas) – trecho de estrada de barro/areia/pedregulho e asfalto;
  • QUARTA-FEIRA – 14/01/2015 – Carnaúba dos Dantas-Caicó-RN – Aproximadamente 90 Km (Carnaúba dos Dantas, Parelhas (trilha), Jardim do Seridó e Caicó) – trecho de estrada de barro e asfalto;
  • QUINTA-FEIRA – 15/01/2015 – Caicó-RN-Pombal-PB – Aproximadamente 96 Km (Caicó, Serra Negra do Norte, Pombal-PB) – trecho de asfalto; e
  • SEXTA-FEIRA – 16/01/2015 – Pombal-PB-Sousa-PB – Aproximadamente 55 Km (Pombal, Aparecida, Sousa) – trecho de asfalto.
Castelo de Zé dos Montes - Sítio Novo-RN

Castelo de Bivar - Carnauba dos Dantas-RN

Castelo de Engady - Caicó-RN

Vale dos Dinossauros - Sousa-PB

2 comentários:

MARCIO LEITE disse...

Sigam bem! Abraços para todos.

Unknown disse...

Boa viagem!!!!! O roteiro promete ;-) Bjos!!!!