10/09/2011

10º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura: Vamos!!!!

 
10º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
12 a 15 de novembro
Santa Maria Madalena - RJ
   
O tempo passou... Estamos comemorando o décimo Encontro Nacional de Cicloturismo, juntamente com os 10 anos do Clube de Cicloturismo do Brasil. Serão 10 anos muito bem comemorados numa grande celebração do cicloturismo.
O local escolhido para esse evento especial, não poderia deixar de ser também especial. Pela primeira vez o encontro será no estado do Rio de Janeiro. Santa Maria Madalena, uma pequena e aconchegante cidade encravada nas montanhas da Serra do Desengano, será a sede do evento. Além da riqueza cultural da cidade com prédios históricos e fazendas antigas, a natureza é exuberante com imensos blocos de rocha espalhados por onde se possa olhar. Os passeios serão incríveis.
Como sempre teremos uma programação intensa e imperdível. Serão 4 dias de palestras, debates, mini cursos e muita informação sobre cicloturismo, equipamentos, viagens e várias pedaladas. Os palestrantes são grandes especialistas na área e é claro ciclistas também. Teremos um incrível Bate Papo com três brasileiros que já deram a Volta ao Mundo de Bicicleta, um debate sobre a História do Cicloturismo e da Bicicleta no Brasil com dois especialistas na área e uma boa conversa sobre os novos conceitos de Mobilidade Urbana, também com figuras importantes nessa área. Além disso teremos uma oficina de Desidratação de Alimentos para viagens e palestras com relatos de viagens, Cuba, Santiago de Compostela, Alpes e uma Volta pela América do Sul. Outras novidades como novos livros sobre viagens também estarão presentes no encontro. E é claro, sorteio de brindes para os inscritos.
Quem já foi no evento sabe que o clima é de confraternização e amizade, não importa se você é das antigas ou se está acabando de chegar. O que importa é que todos estão lá porque amam a bicicleta e as viagens.
Esse evento será realmente importante para todos os amigos do Clube de Cicloturismo, faça já sua inscrição e garanta sua hospedagem.
Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil
Patrocínio: CatEye, Amazonas Bike e Pref. de Santa Maria Madalena
Apoio: Via Pedal, FECIERJ, Pousada Verbicaro, BikeBross, Rio Estado da Bicicleta, SETRANS-RJ, Alforjes AraraUna

PROGRAMAÇÃO - 4 DIAS
BATE PAPO
VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA

Num encontro inédito e importantíssimo, teremos a presença de três brasileiros que já fizeram a volta no nosso planeta de bicicleta: Antonio Olinto (No Guidão da Liberdade), Argus Caruso (Pedalando e Educando) e Arthur Simões (Pedal na Estrada). Eles debaterão com o público sobre a realidade de uma viagem dessas proporções.
Antonio Olinto - Antonio Olinto Ferreira começou a pedalar para perder a barriga de jovem advogado. O exercício virou paixão e ele acabou fazendo a volta ao mundo de bicicleta em 3,5 anos e 47.000km pedalados por 34 países. Atualmente junto com sua companheira Rafaela Asprino, mora em um motor home e dedica-se a fazer guias de cicloturismo pelo Brasil.
www.olinto.com.br
Argus Caruso Saturnino - Rodou pela Europa e África com a mochila nas costas e atravessou o Atlântico velejando, refazendo a rota de Pedro Álvares Cabral. De 2001 a 2005 fez uma volta ao mundo de bicicleta. Em 2010 fez uma viagem pelo Nordeste e Norte do Brasil com uma bicicleta a vela e atualmente faz mestrado em construção de baixo impacto ambiental na PUC-Rio e visita escolas com seu projeto Escola do Mundo. www.arguscaruso.com.br
Arthur Simões - Em 2006 deu início ao Pedal na Estrada, uma volta ao mundo sobre 2 rodas, voltando apenas 3 anos e 2 meses depois, em 2009, após percorrer 46 países, em 5 continentes. Desde seu retorno realizou exposições de fotografia, palestras e cursos com base em sua experiência de viagem. Atualmente, se dedica à fotografia.
www.pedalnaestrada.com.br
BATE PAPO
MOBILIDADE URBANA E CICLOTURISMO

Debate de alto nível com os especialistas José Lobo (Transporte Ativo), André Pasqualini (Blog Bicicreteiro) e Leandro Valverde (Ciclocidade) sobre conceitos novos da mobilidade urbana, mitos e verdades, onde o senso comum erra, e como o cicloturismo se relaciona com tudo isso.
José Lobo - Promotor de bicicletas desde os anos 80, e desde 2007 se dedica exclusivamente a promoção do uso de bicicletas. Fundador da organização Transporte Ativo, vencedora de vários Prêmios de Promoção ao Uso da Bicicleta no país; é membro do Grupo de Planejamento Cicloviário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; foi representante no Brasil da ONG holandesa ICE- Interface for Cycling Expertise, durante o Bicycle Partnership Program 2007 – 2010 www.ta.org.br
André Pasqualini - Apaixonado por bicicleta, cicloturista com diversas viagens no cartel, um "ex-cicloativista", agora um especialista em mobilidade sustentável, lutando por cidades mais justas e humanas. Proprietário do blog Bicicreteiro.org, recentemente realizou o Projeto Biomas, uma cicloviagem de 100 dias, pedalando pelos principais biomas do Brasil. http://bicicreteiro.org
Leandro Valverdes - Leandro Valverdes, jornalista e empresário, utiliza a bicicleta como seu principal meio de transporte há quase uma década. É membro da diretoria da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) e proprietário de uma loja de bicicletas desde 2009.
www.ciclocidade.org.br
www.ciclourbano.com.br
BATE PAPO
HISTÓRICO DA BICICLETA E DO CICLOTURISMO NO BRASIL
Há poucos anos o termo Cicloturismo se popularizou no Brasil. Mas muita coisa aconteceu antes por aqui. André Schetino, autor do livro Pedalando na Modernidade e Antonio Miotto, professor universitário e que se dedica atualmente a pesquisar o cicloturismo no Brasil contarão um pouco dos fatos que nos permitiram chegar até aqui.
Antônio Lacerda Miotto - Cicloviajante aprendiz, Historiador diletante e professor universitário.
André Schetino - Formado em Educação Física e especialista em Lazer pela UFMG, tem mestrado em História Comparada pela UFRJ. Escreveu o livro "Pedalando na Modernidade", da Editora Apicuri. Professor e cicloturista, registra suas idéias e experiências sobre duas rodas no blog Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta.
http://ateondedeuprairdebicicleta.wordpress.com
PALESTRA
TRILHA SULAMERICANA
O sonho da viagem ficou adormecido por mais de dez anos, quando então decidiu colocá-lo em prática. Thiago percorreu mais de 15 mil quilômetros em 365 dias de pedaladas pela América do Sul, passando pelos Andes, Amazônia, Deserto do Atacama e Terra do Fogo.  Sem grande experiência anterior em cicloturismo, realizou a primeira viagem de bicicleta já durante o treinamento para o projeto.
Thiago Fantinatti. -
www.trilhasulamericana.com.br
PALESTRA
CUBA PARA 3
Uma incrível viagem de bicicleta pela ilha de Fidel e "Che" Guevara.
Três cicloturistas buscando desvendar as histórias, encantos e os mistérios da maior ilha do Caribe.
Walter Magalhães Jr. - Analista de Sistemas e Fotógrafo. Pratica o cicloturismo desde 1991. Viajou pela França, Argentina, Chile, Espanha (Incluindo o Caminho de Santiago de Compostela) , Estrada Real e vários outros roteiros pelo Brasil.
www.waltermagalhaes.com
Marcelo H. de Azevedo - Formado em tecnologia gráfica e administração de empresas, agente socioambiental Urbano, capacitado em gerenciamento de projetos, analise de negócios, processos e sustentabilidade. Cicloturista desde 2009 percorreu Santiago de Compostela, Irlanda, Escócia, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Cuba.
Sérgio Ribeiro - Médico. Cicloturista desde 2009 percorreu Circuito Vale Europeu (VeloTour), Bike Luz. Em Cuba (2010) realizou sua primeira viagem internacional.
PALESTRA
SANTIAGO DE COMPOSTELA E UMA TRAVESSIA NOS ALPES
Uma pedalada diferente no Caminho de Santiago e uma Travessia dos Alpes Austríacos de Veneza a Salzburg. O sonho de conhecer a Europa fica muito melhor de bicicleta.
Eliana Garcia - É Bióloga e educadora ambiental. Iniciou no cicloturismo 1988. Já percorreu mais de 20 mil km em viagens de bicicleta, destacando-se: Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Expedição Titicaca (Peru e Bolívia) além de inúmeras viagens por mais de quinze estados do Brasil. É fundadora e diretora do  Clube de Cicloturismo do Brasil, autora do Manual de Dicas para Cicloturistas de Primeira Viagem.
Rodrigo Telles
É Engenheiro Elétrico e montanhista. Responsável pela criação e manutenção do site do Clube de Cicloturismo. Realizou diversas viagens de bicicleta desde 1998, destacando-se: Expedição Titicaca (Bolívia e Peru), Sertão Nordestino, Serra da Canastra (MG), Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Litoral Cearense. É fundador do Clube de Cicloturismo do Brasil.
Rodrigo e Eliana dedicam-se desde 2003 a Arara Una Equipamentos para Cicloturismo www.ararauna.esp.br
PALESTRA
VOLTA DO DESENGANO
Novo roteiro de pedalada na região de Santa Maria Madalena. O circuito de três dias contorna o Parque do Desengano, passando por regiões de belíssimos visuais e natureza preservada.
MINI CURSO
DESIDRATAÇÃO DE ALIMENTOS PARA VIAGENS
Alimentação saudável durante uma viagem de bicicleta. É o que permite a desidratação de alimentos. Frutas e legumes podem ser desidratados em casa e reidratados novamente durante a viagem. O biólogo e cicloturista José Renato dos Santos irá ensinar como fazer isso. A desidratação de alimentos pelo sol remonta a história dos fenícios. É uma técnica naturalmente sustentável, de baixíssimo custo e operação. Além de não perder as funções nutritivas, aos alimentos desidratados são agregados sabor e durabilidade, além do principal, numa viagem de bicicleta que é a redução de peso e volume.
José Renato dos Santos - Goiano. Biólogo por formação, mateiro por vocação. Atua na área de botânica com ênfase em levantamento florístico. Anda de bicicleta desde os tempos de velocípede. É cicloviajante há 10 anos, e nesse tempo, sempre buscou alternativas para alimentação em cicloviagens. Possui conhecimento na utilização de alimentos vegetais nativos do cerrado e experiência em desidratação de frutas e legumes, inclusive com alguns minicursos já apresentados.
PASSEIOS
Quatro passeios em trilhas e estradas da região, sempre em ritmo leve e com carro de apoio. O objetivo dos passeios é de integração entre todos os participantes, sem divisão de grupos.
veja como foram os encontros anteriores
(Atenção: inscrições somente pela internet e até o dia 06/novembro)
Organização:
 
     
Patrocínio
   
         
         
         
         
Apoio
         
     
         
     
         
     
         
   

   
 

Nenhum comentário: