07/09/2011

Pedal dos Baobás no Vale do Assú

VERSÃO FORMAL:

No último final de semana participamos do Pedal dos Baobás no Vale do Assú, uma iniciativa da ONG Baobá (Haroldo Mota) e Carlos Camboim (multimídia) em parceria com a Prefeitura Municipal de Assú, representada pelo Prefeito Ivan Júnior.
Saímos de Natal às 06h00min do dia 03 de setembro de 2011. A Prefeitura do Assú enviou um ônibus para realizar o nosso transporte de ida e volta, além de uma F4000 destinada às bicicletas. No ônibus foram 29 ciclistas, a saber: Alex Alcoforado, Angelike, Benilton, Camboim, Claudia, Claudia Celi, Cristiane, Cuca, Erimar, Haroldo, Ivan, Jac, Jadson, Josmar, Kathy, Luciano Cambraia, Márcio, Marconi, Moab, Milton, Neide, Professor Raimundo, Regina, Rochinha, Shirley, Tainá, Thaise, Vanda e Vitória. Outros prefereriram seguir nos seus próprios carros (Celita e Evandro; Júnior Verona, Mariane, Paulo Victor e Verinha).
Às 07h30min chegamos em Lajes do Cabugi e fizemos uma parada para o café da manhã.
Aproximadamente às 09h30min entramos no Assú e seguimos para o Batalhão da Polícia Militar. No local fomos recepcionados  por um Grupo de Escoteiros da cidade, todos devidamente uniformizados e montados em suas bicicletas. Também presentes integrantes da equipe do Prefeito, com destaques  para Artur e para a senhora Klívia Larissa, secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação. Um carro de som estacionado no local serviu para divulgar os nossos propósitos e o locutor Edmilson Silva estava bastante empolgado com a presença dos ciclistas. Alguns ciclistas locais vieram nos prestigiar, destacando-se o "mountain biker" Leandro, bem como Nena, fiel torcedor do Camaleão do Vale, que fez questão de pedalar vestindo a camisa do seu clube.
Por volta das 10h20min, com o sol escaldante do Vale do Assú, iniciamos a pedalada pelas ruas da cidade e tivemos uma grata surpresa: o Prefeito Municipal, Ivan Júnior, vestindo a camisa do evento, montado em sua bicicleta fez questão de acompanhar o percurso, tomando a dianteira e dando um ótimo exemplo aos membros da comunidade.
Seguimos até o prédio da Biblioteca Pública Municipal e ali fizemos a entrega de alguns livros trazidos pelos ciclistas. O prédio da biblioteca é muito bom e tomei conhecimento que foi inaugurada em 2009, construída em parceria com o SESI e sendo pioneira no Estado no projeto "Indústria do Conhecimento". Um ótimo exemplo que precisa ser seguido por outros Municípios.
Continuamos pelas ruas da cidade, passamos pelo centro e ali encontramos ainda bem preservados diversos casarios, testemunhas da historia do lugar.
Passamos em frente ao prédio que sedia os escoteiros e paramos defronte à sede da Rádio Princesa do Vale, local que tem um jovem Baobá plantado. Nesse ponto o sol estava de matar, mas o carro de apoio sempre presente nos forneceu água gelada e frutas para hidratar.
Devidamente reabastecidos seguimos para uma das entradas da cidade, passando em frente ao IBAMA e vendo o início da FLONA - Floresta Nacional do Assú, que infelizmente não estava aberta para visitas.
Já estava próximo das 12h00min quando chegou o momento de visitar os Baobás da Lagoa do Piató. O grosso do grupo seguiu de ônibus, ao passo que alguns resolveram enfrentar a força do sol e o terreno  arenoso. Todos chegamos bem e valeu à pena o esforço. A visão dos Baobás às margens da Lagoa do Piató é algo extraordinário. A imponência das árvores torna a paisagem ainda mais bela. No local reina um silêncio avassalador e o mais interessante é que apesar de poucas folhagens os Baobás conseguem fazer uma sombra bastante significativa e agradável.
Ali tivemos a oportunidade de ouvir as palavras do nosso anfitrião, relatando inclusive quais as ideias e perspectivas para o lugar. Também tivemos as intervenções de Haroldo Mota e Professor Raimundo, este trazendo importantes e interessantes anotações acerca dos Baobás. Resolvemos abraçar dois dos Baobás, simbolizando assim a nossa intenção em proteger o meio ambiente.
Já passava das 13h00min quando deixamos aquele braço da Lagoa do Piató. Fomos almoçar em um restaurante da cidade e ali tivemos a oportunidade de ofertar ao Prefeito uma comenda em agradecimento ao apoio prestado ao movimento ciclista.
Fomos ao hotel e tomamos um merecido banho, pois o calor continuava intenso e uma poeira fina estava impregnada em nossos corpos.
Às 16h30min seguimos para o Porto da Lagoa do Piató, outro lugar mágico que o Assú nos reservou. O local foi urbanizado e possui uma vista privilegiada da dimensão da lagoa, que é a maior do Estado. Tivemos a oportunidade de visualizar um lindo por do sol e todos ficaram deslumbrados com tamanha beleza. Conversamos com pessoas da comunidade e ouvimos várias ideias para transformar aquele local em um excelente atrativo turístico, gerador de emprego e renda aos membros da comunidade.
Na praça do Porto da Lagoa de Piató foi montada pela equipe da Prefeitura uma estrutura para nossas intervenções. Enquanto preparávamos nossas apresentações tivemos a presença de Vavá (Vaval), motorista da Prefeitura, que pegou o violão e deu um verdadeiro show, tocando lindas canções para a alegria dos presentes.
Em seguida tivemos as retumbantes palavras de Haroldo Mota sobre a importância da preservação da natureza, fazendo ver ao público presente, principalmente às crianças, que o mundo necessita de ações positivas para que tenhamos uma melhor qualidade de vida.
Seguiu-se com as palavras de Vitória sobre a saúde bucal e como devemos proceder para mantermos nossos dentes limpos e protegidos. Nesse momento Vitória contou com a participação de vários ciclistas (Alex Alcoforado, Benilton, Claudia Celi,Jac, Júnior Verona, Márcio, Moab e Professor Raimundo) na encenação de um teatro de bonecos versando sobre o tema. Foi um momento bastante engraçado e contou com a especial atenção da criançada.
Depois foi a minha vez de falar sobre a bicicleta e os benefícios do ato de pedalar.
Arrematando nossa participações foi a vez do Professor Raimundo discorrer sobre aspectos biológicos do Baobá. Uma verdadeira aula de campo.
Encerradas as apresentações realizamos sorteios de garrafinhas (caramanholas) e encerramos com o sorteio de uma bicicleta e um capacete, momento esse muito esperado por todos. O ganhador foi um pescador do lugar e que por coincidência utiliza a bicicleta no seu cotidiano.
Tivemos ainda Haroldo Mota ofertando duas mudas de Pau Brasil ao líder da comunidade, encerrando-se assim o evento.
Voltamos ao hotel, pois o dia foi intenso.
No dia seguinte acordamos cedo, tomamos café e seguimos no rumo da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Uma parte do grupo foi pedalando por trilha, outra pelo asfalto e a grande maioria seguiu no ônibus. O local é imenso e também é merecedor de uma visita.
Quando conseguimos reunir todos voltamos aos nossos lares e dentro do ônibus a opinião era unânime: Valeu à pena! Vamos replicar a experiência, levando nossa mensagem para outros Municípios.
O grupo do ônibus no local de concentração.
Arrumação das bicicletas e ônibus ao fundo.
Turma animada dentro do ônibus.
Chegada no Assú.
Início do passeio nas ruas da cidade.
Sempre alerta.
O Prefeito Ivan Júnior pedalando conosco.
Na Biblioteca Municipal.
Tomando conta das ruas.
Dois dos Baobás da Lagoa do Piató.
Eu tenho a força do Baobá.
Por do sol no Porto da Lagoa do Piató.
Juntando a comunidade do Porto da Lagoa do Piató.
Refrescando.
Entrega das mudas de Pau Brasil.

Nenhum comentário: