16/01/2014

DOE UMA BICICLETA E GANHE UM MOCÓ

DOE UMA BICICLETA E GANHE UM MOCÓ

Uma simples ideia com resultados tão expressivos. Pensando nas pessoas que tem uma bicicleta em casa somente ocupando espaço e não sabem o que fazer com ela e, pensando, principalmente, nas inúmeras crianças e adolescentes que sonham ganhar uma bicicleta de presente, mas não tem como transformar isso em realidade, foi idealizada pelo grupo Rapadura Biker a campanha de arrecadação de bicicletas usadas em nossa Capital.
A forma de divulgação foi tímida: uma breve postagem no Facebook, uma chamada no Blog e o aviso no WhatsApp. Mesmo assim o resultado foi incrível, obtendo-se 21 bicicletas e 03 velocípedes. Algumas precisavam de reparo, outras uma simples limpeza e teve até a doação de uma bicicleta novinha em folha.
A loja/oficina Nação Bike (Rua Rio Sanhoá, 7735, Pitimbu, Natal-RN, Tel: 8818-5755) do empresário Edvan Freitas ofereceu seus serviços para realizar as revisões em todas as bicicletas, fornecendo peças de reposição e cobrando um preço camarada. Quase todas as bicicletas passaram por lá e os serviços foram realizados com esmero.
A data escolhida para entrega foi o dia 29 de dezembro de 2013, estando ainda presente o espírito natalino.
O local de distribuição foi a região de São Tomé-RN, pois já tivemos a oportunidade de pedalar por lá e sempre constatamos a pobreza da região e o fascínio das crianças pelas bicicletas.
Na data marcada saímos em comboio de carros (Abeane, Benilton, Cláudia Celi, Diego Borges, Fabinho Bom Todo, Josias, Juliana Cantero, Miltinho, Raimundão, Sérgio Costa e Uilammy). Foram três carros apinhados de bicicletas e de brinquedos, estes gentilmente cedidos por Felipe Azevedo. A primeira parada foi em Barcelona-RN, na casa de seu Francisco, ciclista da região e nosso guia naquele dia.
A distribuição já começou no terreiro da casa de seu Francisco e a partir dali seguimos em busca dos presenteados. A cada parada dos carros as crianças iam se aproximando aos poucos, meio sem entender o que fazíamos ali. O diferencial foi a roupa de Papai Noel, emprestada por Erimar e utilizada por Raimundão. A vestimenta ficou perfeita e combinou com a barba e os cabelos brancos do nosso querido professor, cuja simpatia e constante sorriso conquistou em pouco tempo tanto às crianças, quanto os adultos.
Foram cerca de quatro horas de distribuição, sempre priorizando a zona rural e os locais indicados por seu Francisco. O fato é que se tivéssemos 100 bicicletas, com certeza ainda não seriam suficientes.
No caminho, nas proximidades da Serra da Gameleira, encontramos um grupo de jovens ciclistas de São Tomé – Tigres Bike – e aproveitamos para fazer a entrega de duas bicicletas a dois participantes, além de capacetes, garrafinhas e camisas. Foi mais um momento prazeroso.
Por volta de meio dia e com um calor de rachar voltamos ao ponto base – a casa de seu Francisco – e ali fechamos com chave de ouro o nosso dia. O plano era parar tão somente para tomar uma água e agradecer o apoio, entretanto, o homem preparou uma surpresa, nos oferecendo um delicioso almoço cujo prato principal foi carne de mocó. O sucesso da iguaria foi tão grandioso que o nosso fotógrafo registrou o exato momento em que Fabinho Bom Todo abastecia seu prato e na sua mente já tinha um modelo de negócio “MOCÓ BOM TODO”.
Enfim, esse foi o desfecho da nossa campanha em 2013 e esperamos que ela se perpetue para que no final de 2014 possamos distribuir o dobro ou o triplo de bicicletas.
AGRADECIMENTOS:
  • Aos colegas que doaram ou conseguiram bicicletas e acessórios – LUIZ EDUARDO BEZERRA, HELENA MIRANDA, EDUARDO CAMPOS, OTHON, NALDO E ADRIANA, JULIANA CANTERO, RAIANE BEZERRA, UILAMY, NETO PALHARES E ZILENE, AFONSO, DIEGO BORGES, MARCELO MEU VIZINHO. IVO PVC, JOSIAS, EVANDRO, CELITA e SHIRLEY TRINDADE;
  • FELIPE AZEVEDO, por todos os brinquedos doados;
  • NAÇÃO BIKE (Edvan Freitas), pelas revisões e ajustes nas bicicletas;
  • Seu FRANCISCO, por ter nos orientado na entrega e pelo mocó; e
  • A TODOS OS INTEGRANTES DO RAPADURA BIKER que de uma forma ou de outra colaboraram com a campanha.









































































Um comentário:

Fabiano disse...

Ações assim me orgulham de tê-los como amigos, parabéns por mais essa iniciativa, Rapadura Biker o "grupo" de cicloturismo e cidadania!.