20/06/2011

Como aumentar a vida útil de seu câmbio

Encontrei uma dica interessante acerca de como aumentar a vida útil do câmbio da bicicleta e como sempre estou compartilhando com vocês.

Não deixem de visitar o blog que forneceu a dica: http://www.bikedicas.blogspot.com/

COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DE SEU CÂMBIO.

   Como qualquer outra peça móvel da bicicleta, para ter um correto funcionamento, os câmbios necessitam estar  limpos, regulados e lubrificados.

   Além destes cuidados básicos, a observação de um outro simples detalhe pode aumentar muito a vida útil de seu equipamento.
   O funcionamento de um câmbio é baseado na força de molas que deslocam a correia para determinado sentido, então quanto menos resistência estas molas sofrerem, maior será a durabilidade do produto.
   Em um câmbio traseiro existe uma mola que puxa o braço do câmbio, por  onde passa a corrente, em direção ao lado externo da bike (nos câmbios invertidos o sentido é o contrário). 
   Sempre que utilizamos uma marcha mais leve, o braço do câmbio traseiro fica mais para dentro, próximo da roda da bike, posição em que a mola que puxa o câmbio para fora está mais tensionada (fotos 2 e 3).

  

   Quando utilizamos uma marcha mais pesada, o câmbio traseiro fica com seu braço mais para o lado externo da bike, afastado da roda traseira. Nesta posição a mola que puxa o câmbio para fora sofre menos tensão, ficando em uma posição "mais relaxada" (foto 4 e 5). 

 
  
  Como infelizmente nossas bicicletas permanecem mais tempo paradas do que sendo utilizadas, se deixarmos o câmbio traseiro na marcha mais pesada (foto 4) quando não estiverem em uso, a mola sofrerá menos tensão e um menor desgaste, dando ao câmbio uma vida útil infinitamente maior.
  Salientamos que seu câmbio for de mola invertida, o raciocínio é ao contrário, devendo permanecer o maior tempo possível em uma marcha leve conforme a foto 2. 
   Esta regra também é aplicável ao câmbio dianteiro. Ao contrário do traseiro, a mola do dianteiro empurra o câmbio para o lado de dentro da bike, em direção à coroa menor (foto 6).

                                     
   Sendo assim, para aumentar a vida útil de seu câmbio dianteiro, quando a bike não estiver sendo utilizada, é  necessário deixá-lo o mais para dentro possível, com a mola sem tensão, posicionado na coroa menor (mais leve), conforme a foto 7. 


                                                         
  
Postar um comentário