05/08/2011

Memória da reunião na SEMURB

Caros Rapaduras:
Fomos convidados a participar de uma reunião na SEMURB na última 5ª feira (04/08/11) para tratar dos preparativos para o Dia Mundial Sem Carro.
Para quem não foi segue a "memória" da reunião, inclusive para quem desejar fazer sugestões:

Relatório de Sugestões;  
Memória da reunião realizada pela SEMURB (Núcleo de Educação Ambiental), representada pelo Secretário Adjunto Eugênio Bezerra,  SEMOB representada pela Diretora do Departamento de Educação de Trânsito Miessa Dutra e Instituições Representativas dos Ciclistas de Natal: Carlos Camboim, Neide Araújo (Bike Tirol), Haroldo Mota (ONG BAOBA/ACIRN), Claudia Celi de Lima Souza (grupo de Ciclismo Rapadura Bike), José André de Medeiros (Ciclista diário e ciclo voluntário da Bicicletada.Natal), Angelike Katherine P. da Silva e Pedro George de Brito (Associação dos Ciclista do RN-ACIRN).
Objetivo: Planejamento das ações para o dia 22 de setembro  Projeto Mundial: “Na cidade sem meu carro”.

Idéias:
·       Interditar parte da via de grande movimentação ex: Prudente de Morais com o objetivo de despertar a sociedade para o uso da bicicleta, no horário das 06 às 09 horas, pensar em atender 02 regiões de Natal - poderiamos pensar em uma ação mais efetiva do que pedal livre, elaborar uma espécie de Blitzen com motoristas e ciclistas durante esse horário nas mesmas condições e linha pensamento. Penso assim, porque um pedal livre em plena quinta feira de manhã, certamente não teremos publico suficiente a participar em virtudes das atividades laborativas.

·       Viabilizar parcerias para sortear bicicletas durante o evento  -  interessante também incluir equipamentos de segurança para ciclistas, tipo, capacetes e sinalizadores.

·       Seminário dia 22 de setembro às 18h:30min para apresentação das obras de mobilidade urbana (ciclovias) com vista à copa de 2014. Agendamos o CEMURE (Av. 09) para realização do seminário - Proponho que o local de realização do seminário, seja no IFRN, acoplado ao projeto da bicicletada já existente desde ano passado, onde iremos novamente realizar a semana mundial sem carros, fóruns, desafio intermodal, exposição fotográfica, massa crítica e bicicletada compoem a semana mundial sem carros. 

·       Material de divulgação: Adesivos, camisetas, lixerinha, panfleto com mapas (projetos de ciclovias)... apoiado,

·       Abordagem educativa, junto aos motoristas de transporte coletivo público e taxista sobre a solidariedade/gentileza/respeito com os ciclistas - Proposta do café com motoristas e/ou Blitzen's com estas  mesmas propostas.

Encaminhamentos:
·       Agendar reunião com os técnicos da SEMOB (Departamento de Engenharia, Fiscalização e Educação de Trânsito) e os representantes dos ciclistas para apresentação dos projetos de ciclovias, previsto nas obras de Mobilidade urbana, nesta data vamos definir programação, como também a logística para o dia 22 de setembro. - Apresentação pela SEMOB dos projetos de ciclovias da capital, já foram apresentados por uma dezena de vezes. Necessitamos de reuniões para os planos de execução. cronograma e previsão de conclusão destes, a exemplo o PCN - Plano Cicloviário de Natal, que a Secretária Elizabeth Thé e a Prefeita Micarla de Sousa, apresentaram-se na imprensa afirmando que o PCN estaria no Ministério das Cidade e necesitaria apenas de emenda parlamentar do Dep.Henrique Alves, contactamos estes por sua vez e não procede as informações, registro que apenas houve o pedido de "orientação " para sua implantação. 

Podemos despertar a SEMOB/Prefeitura para discutirmos as condições, cronogramas e prazos para a licitação das empresas de ônibus de Natal. Importante salientar, que assim como a bicicleta, o ônibus, é na condição de melhoria da mobilidade urbana, mais importante que a bicicleta. 

Podemos ainda, solicitar dessa secretaria, quais os planos e projeto para curto e longo prazo, a implantação de transportes de massa de qualidade, que não seja apenas ônibus, sejam integrados a todos os meios de transporte da capital e região metropolitana, a exemplo, bike, ônibus, trem, vlt's entre outras formas municpais e intermunicipais metropolitanos. Dentro dessa proposta também a implantação de corredores de "transportes de massa", além de ciclovias, calçadas acessíveis, arborização de vias e tudo de for relacionado a mobilidade de "qualidade".
  
Responsável: Miessa Dutra
·       Apresentar projeto para o Parque da Cidade (projeto que acontece em João Pessoal), solicitado pelo secretário adjunto da SEMURB Sr. Eugênio Bezerra.
Responsável:  Os representantes dos ciclistas.

Um comentário:

Fabiano disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK homi me avise quando for postar esse negócios, putz nem pensei que poderia vir parar aqui mmeus destaques!!! afff sem "polimento" sem nada""