21/03/2011

Reunião da ACIRN do dia 21/03/2011: síntese

Caro ciclista da rua, do campo ou da lua: Você sabia que dispõe de uma associação para defender os seus interesses. Hoje tivemos mais uma reunião e aqui você pode acompanhar uma síntese do que foi discutido. Espero você na próxima:

Realizou-se hoje às 19h20min, no auditório do Supermercado Nordestão da Avenida Salgado Filho, mais uma reunião da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte - ACIRN. Assinaram o livro de presença vinte e um associados. Segue a síntese da reunião:
- Abertura dos trabalhos pelo Presidente Haroldo Motta cumprimentando todos os presentes e fazendo a apresentação do senhor Erly Bastos Monteiro Segundo, Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU - no Estado do Rio Grande do Norte.
- Com a palavra o senhor Erly Bastos prestou informações básicas sobre o sistema CBTU no Estado e enfatizou que são 56,2 Km de percurso atualmente em atividade. Prestou informações sobre o VLT - Veículo Leve sobre Trilhos. Mencionou a atual situação das locomotivas existentes, todas da década de 50 e movidas a biodíesel, representando um acentuado consumo de combustível. Enfatizou sobre a necessidade de uma política imediata para diminuir as agruras do trânsito na Capital, esclarecendo que Natal possui 380 mil véiculos nas ruas. Falou sobre o projeto de transporte suspenso.
- Em seguida o Presidente da ACIRN esclareceu que por meio de parceria com a CBTU será colocado em prática em datas futuras o "Projeto Trem Bike", compreendendo a disponibilização de um vagão de trem exclusivamente para ciclistas e suas bicicletas. A composição sairá nos sábados, às 06h50min com destino ao Município de Ceará-Mirim. Foram idealizados três circuitos: 1º) Circuito interno na sede da cidade, com visita aos pontos históricos  e café da manhã no Mercado Público; 2º) Circuito Pureza: deslocamento de trem até Ceará-Mirim e passeio de bicicleta até a vizinha cidade de Pureza; e 3º) Circuito Taipu: deslocamento de trem até Ceará-Mirim e passeio de bicicleta até a vizinha cidade de Taipu. O aluguel do vagão foi orçado em R$ 200,00 (duzentos reais) e a previsão é de que comporte aproximadamente 40 ciclistas e bicicletas. Trata-se de um projeto pioneiro que objetiva integrar os ciclistas com o transporte ferroviário, possibilitando também visitação aos Municipios vizinhos, mostrando a importância do transporte ferroviário.
- Pediu a palavra o senhor Renato, representante do Movimento Cultural em prol do Bairro da Ribeira, sugerindo que seja feito um abaixo-assinado com o objetivo de trazer de volta ao nosso Estado o pequeno trem movido à lenha, denominado "Catita", que hoje está no Estado de Pernambuco.
- Ainda com a palavra o senhor Renato ressaltou a realização do Circuito Cultural da Ribeira, previsto para o dia 03/04/2011 o passeio ciclístico pelos locais históricos das cidade. Concentração às 15h30min, na Praça Andre de Albuquerque, saindo pelo trajeto histórico e terminando na Rua Chile, contando inclusive com um bicicletário no Armazém Hall. Informou que o material impresso será entregue ao Presidente da ACIRN para que os ciclistas se encarreguem da divulgação junto aos lojistas e pontos de encontros dos diversos grupos de ciclistas. Comprometeu-se, ainda, de enviar o folder eletrônico por e-mail. Haverá distribuição de água mineral e sorteio de brindes.

- Salvador pediu a palavra e sugeriu que em homenagem ao Dia Internacional da Floresta, seja efetuado contato com algum morador da Ribeira para realização de plantio de árvore no dia do passeio.
- Carteira dos associados da ACIRN: Angelike fez a apresentação da carteira da ACIRN feita em material plástico, trazendo informações sobre o ciclista. O material será digitalizado e disponibilizado para o conhecimento de todos. O custo de cada carteira é de R$ 5,00 (cinco reais).
- Blog da ACIRN: O Presidente informou que disponibilizou ao associado Benilton a senha do blog para que seja atualizado.
- Diretoria da ACIRN: O Presidente fez ver aos presentes que a associação foi criada em 10 de outubro de 2010 e naquela oportunidade teve a devida composição de sua diretoria e registro em cartório. Adiantou que alguns membros da Diretoria estão impossibilitados de exercerem suas atividades e que manterá contato com estes para saber se persiste o interesse em continuar com o encargo. Na oportunidade o Presidente informou que existe Conselho Fiscal formado, inclusive com suplentes.
- Discussão acerca do papel da Diretoria: Vários associados apresentaram manifestações, especialmente sobre a necessidade de descentralização, de forma que o Presidente não fique sobrecarregado. Foi unânime a necessidade de divisão de tarefas e delegação de funções.
- Fernando pediu a palavra e manifestou a sua insatisfação no tocante aos comentários feitos pelo associado Fabiano na reunião passada, segundo ele "colocando em cheque a lisura das contas da ACIRN". O assunto foi amplamente debatido, inclusive com direito de réplica do associado Fabiano.
- A reunião foi encerrada às 22h10min e pelo Presidente foi informado que a data da próxima reunião será oportunamente anunciada.

Nenhum comentário: