30/05/2011

Desafio das serras: Martins e Portalegre

Aproxima-se o mês de julho e tenho planos de fazer um pedal ousado na região serrana de Martins-RN e Portalegre-RN.
O plano é o seguinte: sair de Natal numa sexta-feira (preferencialmente num feriado prolongado) e seguir de carro até Martins, hospedando-se no Hotel Serrano. No dia da chegada um pedal para conhecer a cidade e visitar o mirante (coisa de aproximadamente 10 Km). É só o aquecimento.
No dia seguinte (sábado) vem a parte pauleira da coisa. Vamos descer a serra de Martins por trás, no rumo da cidade de Serrinha dos Pintos-RN (deixaremos uma altitude de mais de 700 metros e desceremos até aproximadamente 300 metros). De lá seguiremos pela trilha da Ladeira da Bica (com muita erosão) e vamos subir até o Jacu (trecho da RN 177). Vamos continuar subindo até Portalegre (pelo asfalto) e visitaremos a cidade, conhecendo o Mirante, a lenda da Feiticeira Cantofa e prosaremos com seu Inácio, proprietário da pensão Portalegre e se possível vamos comer a melhor fava do RN.
Desceremos pelo asfalto até Viçosa (descida perigosa e que exige freio muito bom). Chegando em Viçosa vamos seguir por trilha até trecho da RN 117, mais ou menos no meio da subida da serra de Martins.
O trajeto total é de aproximadamente 65 Km e pretendo fazê-lo com um carro 4x4 de apoio.
Quem tiver interesse é hora de começar a treinar.
Estou esperando a opinião de Nelsinho Maia, do Oiticica Biker, pois o homem tá mais acostumado com a região.
O arquivo no formato KMZ está disponível para quem quiser estudar o trajeto. Basta pedir que eu envio.

Um comentário:

Cristiano Dutra disse...

Ola.. parabens pelas aventuras sou de Catolé do Rocha e iremos para Martins de Bike nesta data, embora fosse mais interessante na semana seguinte do dia 22 pois haverá o festival gastronomico muito bom na cidade! POderiamos combinar para nos encontrar e trocar uma ideias!