07/01/2011

Viagem do Elefante - 2º Dia: Touros-João Câmara


O dia amanheceu nublado e às 06h00min todos já estavam acordados e cuidando dos preparativos para o segundo dia de viagem.
Para encerrar a nossa estada na casa de Gracinha um saboroso café da manhã foi servido. Às 07h20min nos despedimos dos nossos anfitriões e pegamos estrada. Diferentemente de ontem o grupo hoje foi mais reduzido (André, Artur Martins, Benilton, Claudia, Fabiano, Jadson, Neide, Othon, Raimundo e Sérgio).
No caminho encontramos o biker Miltão, que já havia pedalado conosco na saída da viagem e agora voltava ao grupo para nos acompanhar a partir do seu local de nascimnento, o Distrito de Cana Brava. Ocorre que quando ali chegamos fomos recepcionados por uma liderança da comunidade, a senhora Maria Brito, que em virtude dos contatos feitos por Neide e Miltão preparou uma mesa com diversas frutas e muita água gelada. Foi tudo muito bom!
Seguimos viagem pela RN 023 e quando estávamos a uns 10 Km de João Câmara começou uma buraqueira terrível, sem contar que o asfalto da rodovia é de péssima qualidade. Horrível para pedalar ou passar de carro.
Chegamos às 11h45min no Distrito de Assunção, já em João Câmara. Ali um veículo estava parado no meio da estrada e alguns homens solicitaram que parassémos. Era o Secretário de Esportes da cidade, que fez questão de nos receber e nos acompanhar até a Prefeitura Municipal, onde um carro de som anunciou a nossa chegada.
Outro fato digno de registro foi que junto ao Secretário de Esportes estava um rapaz em uma bicicleta cargueira. Juntou-se a nós e disse que era proprietário de um mercadinho no caminho e fazia questão que fossemos até o seu estabelecimento, pois ali nos aguardava uma coca-cola gelada e algumas azeitonas. Registre-se, ainda, que nossa colega Neide fez questão de seguir na bike cargueira do nosso novo amigo, cujo nome é Naldo, proprietário do recém inaugurado Mercadinho Assunção. Obrigado! Sua atitude impulsiona o nosso desejo de pedalar por nossa terra.
Da Prefeitura fomos até a Radio 89 FM e ali o locutor Micharlhe Nunes nos aguardava. Entramos ao vivo e os colegas Raimundo, Fabiano e Othon expressaram com bastante categoria o espírito do grupo e as expectativas da viagem.
A fome apertou e fomos até um restaurante tradicional da cidade e devido a intervenção do locutor Micharlhe e do nosso colega Miltinho, clientes antigos do lugar, conseguimos um preço especial por comida boa e barata.
Abastecidos fomos em busca de hospedagem e mais uma vez Gracinha (que nos hospedou em Touros), achando pouco a recepção do dia anterior, abriu as portas de sua casa em João Câmara e aqui estamos na companhia do seu filho Rodrigo, todos devidamente acomodados.
O tempo continua nublado e amanhã teremos mais um desafio: 100 Km até Macau. De Mossoró já recebi telefonema de Alex Polary que vai se juntar ao grupo a partir de Macau, juntamente com outros ciclistas. Também recebi telefonema de Jean e Gringo, ambos de Macau, que por intermédio de Haroldo Motta da ACIRN nos darão apoio na nossa próxima parada.
No trajeto de hoje foram dois pneus furados.
Vamos agora preparar tudo para seguir viagem amanhã, sendo que de agora em diante o carro de apoio (minha esposa Claudia, meu filho Guilherme e meu amigo Rodolfo) voltarão para Natal.
Lembrete: Já vencemos 161 Km.

Nenhum comentário: